Docente

Pesquisa com Seres Humanos

18/09/2024 - 18:55 - Atualizado em 18/09/2024 - 18:55
Público-alvo: 
Definição: 

O que é Comitê de Ética em Pesquisa — CEP?

Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo.

O objetivo principal do Comitê de Ética em Pesquisa — CEP é defender os interesses, a integridade e a dignidade das pessoas que participam de pesquisas científicas. Também serve para garantir que o conhecimento científico possa se desenvolver dentro dos padrões éticos. Inclusive, os Comitês de Ética em Pesquisa são coordenados pelo Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com seres humanos do Ministério da Saúde (Lei nº 14.874/2024).

Requisitos: 

O que caracteriza uma pesquisa envolvendo seres humanos?

A pesquisa envolvendo seres humanos é um tipo de pesquisa individual ou coletiva em que os participantes são seres humanos. Essa participação compreende tanto envolvimento direto quanto indireto — incluindo manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos. Nessa perspectiva, todos os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos devem ser submetidos à apreciação do Comitê de Ética que decide se autoriza (ou não!) a continuidade da pesquisa. Caso o CEP autorize a realização da pesquisa, ele se torna corresponsável por ela, especialmente em relação à garantia de proteção das pessoas participantes.

 

O que é a Plataforma Brasil?

Plataforma Brasil é o sistema oficial de submissão de projetos de pesquisa para análise e monitoramento do CEP. Sendo assim, a pessoa pesquisadora deve se cadastrar na Plataforma Brasil para enviar seu projeto ao CEP. Todo trâmite acontece online, em que todas as pessoas envolvidas têm acesso a todas as informações. A Plataforma Brasil é, portanto, um ambiente compartilhado tanto por pessoas pesquisadoras quanto para profissionais do CEP. 

O CEP disponibiliza, através de seu site, as instruções para que as pessoas pesquisadoras submetam os projetos. Em geral, também disponibiliza os modelos dos documentos que precisam ser anexados para dar início à avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos. A submissão acontece a partir do cadastramento de todas as pessoas pesquisadoras na Plataforma Brasil e pelo preenchimento do Formulário de Informações Básicas da Plataforma.

 

 

Orientações: 

www.propp.ufu.br/cep

Os pesquisadores poderão entrar em contato com o CEP/UFU, em caso de dúvidas:

- (34) 3239-4131 

atendimentocep@propp.ufu.br

- Campus Santa Mônica - Bloco 1A - Sala 224 - atendimento de segunda a quinta, das 13h30 às 16h30. Não há atendimento às sextas no período da tarde (reuniões do comitê, conforme Calendário de Atividades CEP/UFU).

 

Credenciamento / Recredenciamento / Descredenciamento

08/08/2024 - 15:27 - Atualizado em 26/03/2025 - 03:44
Público-alvo: 
Definição: 

CREDENCIAMENTO é o ato administrativo de inclusão de docente em Programa de Pós-graduação;

ENQUADRAMENTO é o credenciamento numa das categorias elencadas (docentes permanentes, docentes visitantes ou docentes colaboradores) em Programa de Pós-graduação;

RECREDENCIAMENTO é o ato administrativo de renovação/manutenção do credenciamento de docente em Programa de Pós-graduação;

DESCREDENCIAMENTO é o ato administrativo de exclusão de docente em Programa de Pós-graduação.

Requisitos: 

Poderão se inscrever docentes de cursos de graduação e de pós-graduação reconhecidos pelo MEC.

Todo docente deverá ficar atento as publicações do editais de credenciamento,  recredenciamento e descredenciamento do Programa de Pós-graduação que tiver interesse em se inscrever.

Orientações: 

Clique Aqui para obter mais informações sobre o último Edital de Credenciamento, Recredenciamento, Descredenciamento e Enquadramento de docentes no PPGSAT.

Clique Aqui para obter mais informações sobre o processo de Credenciamento, Recredenciamento, Descredenciamento e Enquadramento de docentes em Programas de Pós-graduação na página da PROPP.

Como assinar documentos digitais com o app GOV.BR

08/05/2024 - 21:16 - Atualizado em 19/02/2025 - 20:17
Definição: 

A assinatura digital e gratuita pelo celular já está ao alcance da população no GOV.BR, a plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão. O aplicativo GOV.BR, que pode ser utilizado gratuitamente tanto em iOS quanto em Android, passou a contar com essa funcionalidade e avançou para se tornar um canal cada vez mais completo, com experiência padronizada e integrada em relação ao formato web. Quaisquer documentos que envolvam interações com o poder público federal poderão ser assinados pelo aplicativo e terão validade legal, amparada pela Lei 14.063 (de 23/09/2020) e pelo Decreto 10.543 (de 13/11/2020).

Requisitos: 

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro na plataforma. Mas isso é fácil. Todas as pessoas que entrarem no aplicativo GOV.BR e realizarem biometria facial (seja com a foto já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral/TSE ou na Secretaria Nacional de Trânsito/Senatran) já cumprem esse requisito, assim como quem acessar o aplicativo ou o GOV.BR na web optando pela identificação por seu banco ou por intermédio de certificado digital ICP-Brasil.

Orientações: 

Mas, como assinar digitalmente? A versão atualizada do aplicativo GOV.BR dispõe de um link chamado ‘Assinar documentos digitalmente’, que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma GOV.BR, provido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Casa Civil da Presidência da República

Documentos e formulários: 
Tópicos: 

Defesa do Projeto de Pesquisa - solicitar agendamento

28/04/2024 - 14:30 - Atualizado em 26/03/2025 - 03:49
Público-alvo: 
Definição: 

O processo de defesa de projeto de Mestrado Profissional consistirá na elaboração de projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo discente, com vistas à elaboração de dissertação de Mestrado ou de um Produto Técnico-Tecnológico.

Requisitos: 

1. Desenvolvimento pelo discente de um Projeto de Pesquisa, em que se revele domínio do tema escolhido, capacidade de sistematização e de pesquisa bibliográfica.

2. Definir com o(a) orientador(a) a data e se a banca será realizada em formato remoto ou presencial.

3. Preencher o Formulário Agendamento para Defesa de Projeto por completo e enviar no prazo máximo de duas semanas antes da defesa para ppgsat@igesc.ufu.br com uma cópia digital do projeto (arquivo em PDF). Os campos presentes no formulário são de preenchimento obrigatório. Não serão aceitos formulários preenchidos de forma incompleta.

4. Consultar o histórico escolar no portal de estudante para verificar se há alguma pendência no campo “Observações”. Caso haja alguma pendência documental, a mesma precisa ser regularizada (anteriormente a defesa do projeto) inserindo o documento faltante no www.portaldoestudante.ufu.br.

5. atenção! A matrícula regular é pré-requisito obrigatório para a defesa de projeto de Mestrado Profissional.

Orientações: 

A defesa de projeto do PPGSAT deverá ser feita pelos discentes em até seis meses após sua data inicial de matrícula, ou até a data limite estabelecida pelo Colegiado do PPGSAT.

Esse formulário deve ser todo preenchido e encaminhado juntamente com a cópia digital do projeto para o e-mail: ppgsat@igesc.ufu.br.

A DEFINIÇÃO DA BANCA, ENVIO DA CÓPIA DO PROJETO PARA SEUS MEMBROS, AGENDAMENTO DE HORÁRIO, ESCOLHA DA PLATAFORMA DIGITAL A SER UTILIZADA, ENVIO DO LINK PARA BANCA E CONVIDADOS SÃO DE INTEIRA REPONSABILIDADE DO(A) DISCENTE E DO(A) ORIENTADOR(A).

Caso ocorra alteração de membros da banca e/ou de data, esse formulário deverá ser novamente encaminhado para a secretaria, com a novas informações e as devidas justificativas pela alteração.

Documentos e formulários: 
AnexoTamanho
Arquivo Agendamento para defesa do Projeto257.06 KB
Tópicos: 

Projeto Original do Programa

Proposta inicial do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGSAT)
Número: 
01/2013
Data de publicação: 
terça-feira, 1 Janeiro, 2013
Tipo de legislação: 
Tópicos: 
Assunto: 
Público-alvo: 
AddThis: 

Defesa Mestrado Profissional - solicitar agendamento

24/03/2024 - 22:21 - Atualizado em 26/03/2025 - 03:59
Público-alvo: 
Definição: 

A defesa de Mestrado se constitui na apresentação do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso para a banca examinadora e é umas das condições para receber o grau de mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Requisitos: 

1. Desenvolvimento pelo aluno do TCC, em que se revele domínio do tema escolhido, capacidade de sistematização e de pesquisa bibliográfica.

2. Definir com o orientador a data e se a banca será realizada em formato remoto ou presencial.

3. Preencher o Formulário Agendamento para Defesa por completo e enviar no prazo máximo de quatro semanas antes da defesa para ppgsat@igesc.ufu.br com uma cópia digital (arquivo em PDF). Os campos presentes no formulário são de preenchimento obrigatório. Não serão aceitos formulários preenchidos manualmente e/ou incompletos.

4. Consultar o seu histórico escolar no portal de estudante para verificar se há alguma pendência no campo “Observações”. Caso haja alguma pendência documental, a mesma precisa ser regularizada inserindo o documento faltante no portal do estudante.

 

Orientações: 

Esse formulário deve ser todo preenchido e encaminhado juntamente com a cópia digital do TCC para o e-mail: ppgsat@igesc.ufu.br no prazo máximo de quatro semanas antes da defesa.

A data de entrega da versão final define o início do processo de emissão de diploma, que dura em média 4 meses.

A definição da banca, envio da dissertação para seus membros, agendamento de horário, escolha da plataforma digital a ser utilizada, envio do link para banca e convidados são de inteira reponsabilidade do discente e orientador.

Caso ocorra alteração de membros da banca e/ou de data, esse formulário deve ser novamente encaminhado para a secretaria, com a novas informações. 

Documentos e formulários: 
AnexoTamanho
Arquivo Agendamento para Defesa PPGSAT257.68 KB
Arquivo ATA da Defesa Final21.64 KB
Tópicos: 

Normas e procedimentos para a defesa da Dissertação ou Trabalho Equivalente

Estabelece normas e procedimentos para a defesa da Dissertação ou Trabalho Equivalente do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia.
Número: 
03/2016
Data de publicação: 
terça-feira, 19 Abril, 2016
Tipo de legislação: 
Tópicos: 
Assunto: 
Público-alvo: 
AddThis: 

Normatização e diretrizes para o Exame Geral de Qualificação

Delibera e estabelece padronização, normatização e diretrizes para a realização do Exame Geral de Qualificação no Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGSAT).
Número: 
02/2016
Data de publicação: 
segunda-feira, 2 Maio, 2016
Tipo de legislação: 
Tópicos: 
Assunto: 
Público-alvo: 
AddThis: 

Regulamento do Programa

Regulamento do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGSAT) do Instituto de Geografia (IG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Número: 
002
Data de publicação: 
terça-feira, 12 Julho, 2016
Tipo de legislação: 
Tópicos: 
Assunto: 
Público-alvo: 
AddThis: 

Regulamento do Programa - Anexo I

Regulamento do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Anexo I da Resolução No. 10/2014, do Conselho Universitário.
Número: 
1
Data de publicação: 
sexta-feira, 25 Abril, 2014
Tipo de legislação: 
Tópicos: 
Assunto: 
Público-alvo: 
AddThis: